sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Informática e a Educação

Um tema a ser discutido é a questão da inserção da informática na já depauperada escola brasileira.
Algumas pessoas afirmam ser incompatíveis a escola pública e a informatização, devido as precárias condições de algumas instituições. 
Se faltam o giz, a merenda , como oferecer educação informatizada?
A discussão gira em torno de como mudar esse quadro e como oferecer as camadas mais populares da nossa sociedade uma nova forma de aprendizagem , um novo horizonte a ser explorado e uma  possibilidade de vislumbrar um futuro mais promissor. Seria a escola o caminho? Seria o professor o agente?
Temos que descobrir os motivos de tanto descaso e de tão pouco investimento.
 Saviani (1983) nos acena com uma resposta: "Quem defende a desescolarização são os já escolarizados, portanto também já desescolarizados. Conseqüentemente, para eles a escola não tem mais importância, uma vez que já se beneficiaram dela. Os ainda não escolarizados, estes estão interessados na escolarização e não na desescolarização" 
Saiba mais sobre a notícia no site :www. revista conecta.com
Educação e Informática- Temas Transversais
 .

5 comentários:

  1. muito interessante essa reflexão marcelle pois a quem interessa que haja uma educação de qualidade geralmente a quem quer uma educação de qualidade e informatizar as escolas Brasileiras seria das oportunidade igualitária a quem tem menor poder aquisitivo!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Marcelle! A publicação no seu blog nos faz pensar os desafios que a escola brasileira terá que enfrentar para alinhar as novas tecnologias com propostas pedagógicas que auxiliem um processo de aprendizagem significativo.
    Mesmo com os variados problemas que a escola enfrenta, os professores precisam ousar na sua prática pedagógica.
    Abs.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Marcelle!!! Infelizmente há muita burocracia também, e falta de interesse em investir em educação, cabe a nós fazermos algo para mudar tal situação!!!

    ResponderExcluir
  4. tudo depende de empenho e vontade de ver a educação evoluir.

    ResponderExcluir
  5. Inserir informática significa muito mais que inserir equipamentos tecnológicos, também significa inserir docentes tecnologizados.

    ResponderExcluir